Lilypie 1st Birthday Ticker

2007-09-21

Pequeno susto!

Na 4a feira foi ao hospital fazer a ecografia. Segundo o médico, nada a assinalar. Medidas no percentil 50, liquido amniotico normal, placenta grau 2 e miuda encaixada. Estas duas últimas, deixaram-me um pouco preocupada mas depois de ler um pouco achei que afinal era tolice minha.
Ontem à tarde tive consulta de rotina no hospital. A análise da urina acusou bactérias pelo que o médico achou por bem examinar-me. Disse tratar-se de um pequeno corrimento sem importância e que deveria acompanhar-me até ao fim da gravidez por mais que o tentássemos controlar.
Depois, ouvimos o coração e vimos os resultados da prova de glicose e da ecografia e o médico concluíu que estava tudo bem.
Vim da consulta toda feliz.
À noite, depois de jantar, fui à casa de banho e reparo que estou com uma ligeira perda de sangue. Como não se tratava de sangue vivo, não fiquei imediatamente em pânico mas decidimos ir ao hospital. No caminho liguei ao meu médico (eram 23:00 e ele atendeu-me) e disse que estava a fazer a coisas certa mas que estava em crer que não seria nada de especial.
No hospital expliquei o que se passava e depois de algum (muito) tempo à espera lá fui chamada. Quando disse que tinha tido consulta durante a tarde, acharam logo dever-se ao exame que o médico fez e fizeram aquela cara de: "Mais uma a atrapalhar por uma coisinha de nada". Fizeram-me o CTG durante uma hora mas nada de contracções e traçado perfeitamente normal.
Devo dizer que a equipa até então estava a ser muito simpática e não tenho nada a dizer. Mas o tratamento estava a ser muito impessoal como é normal nos hospitais públicos. Depois do CTG, a médica resolve perguntar quem é o meu médico ao que eu respondo: "Sou acompanhada aqui pelo Dr. P mas também sou seguida no privado pelo Prof. P". Quando digo isto a médica solta um: "Gravidez extremamente bem vigiada". Depois disto, o tratamento passou de impessoal a VIP. Afinal, o nome do Prof. P tem um impacto bem forte por aquelas bandas. A médica fez-me ecografia mas, suponho que por insegurança (era muito novinha) resolveu chamar uma médica mais velha e tratou logo de a por a par de quem era o meu médico. Aí a médica quis fazer novamente a eco e desta vez demorou 10 a 15 min. Não viu sinais de descolamento da placenta, mediu o colo do utero que estava normal, verificou a bébé que estava extremamente activa e concluíu que se tratava de trauma devido ao médico ter andado a mexer à tarde. Disse-me apesar de ser pouco sangramento fiz muito bem em ir ao hospital.
Fiquei mais descansada mas não totalmente segura. Hoje optei por ficar em casa e ainda fui tendo um ligeiro sangramento (mas elas ontem também fartaram-se de mexer). Liguei ao meu médico, tal como ele ontem me pediu, para o por a par da situação e como tenho consulta já na 2a feira não vimos necessidade de estar a ir lá hoje.
Agora, vou aproveitar o fim-de-semana para descansar e ver se recupero do susto que tendo sido pequeno houve momentos em que o pior me passou pela cabeça.
Só na 2a feira ficarei mais descansada. Espero que até lá a perda passe completamente.
O que vale é que a bébé mais linda do mundo, deve ter percebido a preocupação dos pais e tem-se mexido ainda mais do que o habitual. É bom saber, que apesar de tudo, ela está bem.

2007-09-16

Mãe desnaturada...

.. é o que eu sou!

Ando meio desaparecida deste blog e acho que um dia mais tarde a minha filha me vai cobrar por não estar a escrever sobre esta gravidez com mais frequência.
Eu própria me cobro isso, mas a verdade é que o tempo não é elástico e o facto de termos estado sem net nos últimos 15 dias também não ajudou.

Hoje fazemos 30 semanas! Faltam 10, mais coisas menos coisa.
Por um lado, quero muito ter a Mafalda aqui comigo. Por outro, já começo a sentir saudades desta barriga, de a sentir cá dentro agitar-se ao som da música, de a sentir deslocar-se toda para o lado onde o Papá beija a minha barriga...

Os movimentos dela nesta última semana passaram a ser diferentes. Até aqui eram saltos e mais saltos que a minha barriga dava, que até as pessoas mais distraídas que estavam ao meu lado conseguiam presenciar. Agora, passou a mexer-se de forma diferente. Dá a sensação que o espaço se esgota e ela fica limitada nos movimentos. Sinto-a empurrar-me. Sinto-a a tentar-se esticar...

Para a semana tenho ecografia do último trimestre e estou ansiosa por a voltar a ver.
Neste últimos 15 dias a minha barriga também tem crescido imenso. Noto isso nas calças e pelos comentários dos outros. E infelizmente, também pela limitação de movimentos que começo a sentir. Mas tirando isso, continuo a sentir-me muito bem.
Nunca pensei sair-me tão bem na gravidez.

Agora, já só faltam 2 meses e eu questiono-me se terei tudo pronto a tempo, se estarei preparada, se serei capaz mas como diz um colega meu, isto de ter filhos é sistema windows: assim que o novo hardware é detectado, o software instala-se automaticamente :)