Lilypie 1st Birthday Ticker

2006-03-29

Casamento e Maternidade

Como podem verificar pela barrinha acima, estou casada há quase três anos.
Ainda não tenho filhos, apesar de possuir um forte instinto maternal e um imenso desejo de ser mãe. Mas, infelizmente, ainda não estão reunidas as condições para poder disfrutar de uma maternidade em pleno.
Ora, acontece que os "terceiros" não conseguem compreender isso. A pressão da sociedade para que um casal tenha um filho é enorme. É impossível encontrar amigos, familiares, conhecidos que não perguntem logo: "Então e bébés, ainda nada?"
Fazem-me sentir um misto de sentimento de culpa e revolta. Por ainda não ter conseguido criar as condições que me permitam ter um filho. Por não ter conseguido um emprego estável. Por não ter coragem de fechar os olhos e realizar aquilo que me faria feliz - Ser Mãe.
Mas por outro lado, não consigo deixar de pensar que esses "terceiros" não fazem a menor ideia se estou a tentar engravidar, se já tentei e não consegui, se não quero ter filhos (esta é uma opção tão legítima como outra qualquer). E é nestas alturas em que me ponho a pensar, que me lembro das imensas mulheres, que desejam ardentemente ter um filho, que passam anos a tentar e que não conseguem, que passam por duros tratamentos emocional e físicamente desgastantes...
Se para mim, estes comentários de "terceiros" são desgastante e revoltantes, imagino (ou melhor, não imagino) o que custará a uma mulher que foi apanhada nas malhas da infertilidade.
O que custará a uma mulher que deseja um filho mais do que tudo no mundo, ouvir aquilo que já muitas vezes eu ouvi: "Então vocês não sabem como se faz?"

Um forte abracinho para todas as super mulheres que tentam engravidar e que têm dificuldade em o conseguir. A todas elas deixo a minha admiração pela coragem, pela força, pela capacidade de lutar.
Não percam a esperança!

1 comment:

Unknown said...

Tens muito razao, só te dou um conselho tenta fazer ouvidos moucos a essas pessoas porque falar é sempre muito facil.

Em relação á infertilidade digo-te que é dificil, pq eu mesmo sabendo que nao sou infertil estive dois anos para conseguir engravidar da minha seguna filha e foi um pouco doloroso, por isso imagino como sera uma pessoa que nao consegue ter filhos.
beijocas e felicidades