Lilypie 1st Birthday Ticker

2006-03-23

Nova terapêutica para o cancro da mamã!

A Comissão Europeia aprovou recentemente uma nova terapêutica para o combate ao cancro metastizado, a fase terminal da doença na qual a sobrevida é de 5 anos em apenas 20% dos casos.
Trata-se do cloridrato de doxorubicina lipossómica peguilada , que, ao contrário das terapêuticas convencionais de quimioterapia para o tratamento do cancro da mama, demonstrou não provocar cardiotoxicidade e alopécia (perda de cabelo) significativas. A cardiotoxicidade tem sido uma das limitações do uso da doxorubicina convencional, um dos mais activos agentes usados no tratamento do cancro da mama metastizado.
A aprovação da Comissão Europeia permite a introdução do tratamento no mercado com indicações unificadas, com efeito imediato nos 15 Estados Membros da União Europeia, bem como na Islândia e Noruega.
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum nas mulheres, com cerca de 12% de mulheres a nível mundial em risco de desenvolver a doença em qualquer momento da vida.
Para doentes em fase terminal, ou com cancro da mama metastizado, a sobrevida de 5 anos é de apenas 20%, e a sobrevida média é de dois anos após comprovação documentada de metástase e início de quimioterapia.
Por esta razão, o cancro da mama é a segunda causa de morte por cancro em mulheres, a seguir ao cancro do pulmão e é a primeira causa de morte nas mulheres com idades compreendidas entre os 40 e os 55 anos de idade. Embora as taxas de mortalidade por cancro da mama tenham diminuído ligeiramente na última década devido a progressos na detecção precoce e tratamento da doença, ainda se mantêm elevadas.
Actualmente, cerca de 67.000 mulheres morrem de cancro da mama por ano, nos principais países Europeus. Cerca de 10% a 15% de todos os diagnósticos de cancro da mama são cancro da mama metastizado e outros 40% de casos envolvem nódulos linfáticos axilares (NLs). Em cerca de 70% destas últimas doentes, a doença pode, eventualmente, recidivar, ocorrendo cancro da mama metastizado em cerca de dois terços destes casos.
CAELYX é o cloridrato de doxorubicia, um agente citotóxico largamente usado, numa for-mulação lipossómica peguilada de circulação sanguínea prolongada. Os citotóxicos estão indicados na prevenção da replicação das células que se dividem rapidamente, incluindo as células tumorais.
Actualmente esta terapêutica é comercializada nos países da UE para o tratamento do cancro do ovário em fase avançada em doentes em que o regime quimioterapêutico de primeira linha com platinos se tenha revelado ineficaz e para o tratamento do sarcoma de Kaposi associado à SIDA em doentes com contagens de CD4 baixas (<200>

Fonte: http://mulher.sapo.pt

No comments: