Lilypie 1st Birthday Ticker

2007-05-01

Infertilidade

Porque já há muito tempo que queria escrever sobre este assunto e porque hoje vi isto:




(clicar na imagem)

A infertilidade é um tema que não me consegue deixar indiferente.
Quando ouço os números (2 em cada 10 casais) fico completamente arrepiada. 20% dos casais portugueses terem dificuldade em engravidar é um número que me é difícil de compreender.
Porque este drama é vivido em silêncio na sombra do medo e da vergonha. Quem não consegue gerar um bébé é visto como incapaz, como menos válido. É esta a sociedade que temos. Uma sociedade em que o que conta é mostrar que somos melhor, que conseguimos mais depressa, que o nosso resultado é o mais digno de ser apresentado em público. Ainda que estejamos a falar de dramas humanos.
Vivemos numa eterna competição. Passamos por cima de sentimentos só para fazer ver que somos os melhores.
Alguém (como eu) que consegue engravidar quase com a mesma facilidade que vai ao cabeleireiro ou a uma esplanada percebe realmente a sorte que tem? Não. Eu não compreendo e sei que quem não passa pelo drama de esperar tempo de mais para ter um filho não o poderá nunca compreender.
Não sou hipócrita. Sei que a imensa dor de passar por um diagnóstico de infertilidade me transcende. Sei que está para além da minha compreensão.
Mas ainda assim, sinto uma profunda solidariedade para com estes casais. Mas sinto-me também impotente.
Não me sinto menos feliz com esta gravidez por pensar que há casais que não o conseguem, mas não há um único dia em que não pense na imensa sorte que tive. Porque podia ter sido eu. Porque pode ser a minha irmã, a minha prima, a minha amiga ou a minha vizinha. Pela lei das probabilidades uma delas será.

Um abraço apertado para todas as lutadoras que me visitam e que, acreditem, são das pessoas que eu mais admiro pela coragem que têm.
Gostava que as minhas palavras tivessem o poder de mudar o mundo, mas como não têm, ao menos que vos aqueçam o coração.

10 comments:

Alice said...

É realmente um tema que assusta, e que se pensa que é distante, mas quando menos esperamos, surge numa conversa, e descobrimos que alguám muito próximo sofre deste (e com este)problema ...

Neste país onde não se apoia os casais com infertilidade é necessário fazer ver que rumo tomar ... falemos mais sobre isto ... talvez ajude ...

beijinhos

Sónia e MI said...

És linda <3

Unknown said...

Belo post. Eu para engravidar da minha segunda filha demorei mais de 2 anos e fiz varios testes de infertilidade e felizmente não era nada. Mas por mais incrivel que pareça ha a possibilidade de ficar infertil de um momento para o outro. beijocas

Angel said...

De facto os numeros são assustadores, não sei se viste a reportagem sic à uns tempos atras, creio que ainda estava gravida até... assustador mesmo o drama daquelas mulheres e por tudo o que tinham de passar.
Felizmente eu foi à primeira tentativa mas à minha volta conheço muita gente que tenta à imenso tempo e outras pessoas que tem problemas bem mais serios...

Bjs,
Anabela e baby Diogo

tixa said...

Infelizmente alguém tem de cair na desgraçada da estatistica, é como tu dizes acontece...a nós aconteceu...a solução é olhar em frente...
Muitas vezes penso porquê, eu que adoro miúdos, grávidas, bebés, mas dizem que Deus escreve direito por linhas tortas...vamos ver.
Obrigada por te debroçares sobre este assunto, se já gostava de ti miúda...agora ainda fiquei a gostar mais LOl
Bjcas grandes

Liana said...

O tema assusta-me muito.
Eu e o meu R. esperamos engravidar para o ano que vem e, como calculam, mesmo sem nunca ter tido nada que me levasse a pensar neste tema, ele não deixa de me assustar.

Espero que estejam bem :)

Beijos

Lótus said...

Olá!
Adorei o post! Eu que ainda não sou mãe (mas quero ser), tenho sempre essa terrível estatistica presente e confesso que tenho muito medo de vir a fazer parte dela. Deve ser um sofrimento indescritivel, que como dizes e bem, transcende quem não passa por ele.
Beijocas

Xana said...

Felizmente, também não faço parte desses 20%... mas foi algo que me assustou durante bastante tempo! Mesmo antes de tentar, acho que o receio surge sempre nas nossas vidas: "será que vou conseguir?". Depois, o ter conseguido à primeira tentativa levou o "espectro" para mais longe...
Mas quero/preciso dizer que tenho uma profunda e sincera admiração pelos casais que não desistem apesar de todas as contrariedades... desejo-lhes toda a felicidade do mundo e espero que consigam atingir essa "estrela" que agora parece inatingível!
Muitos beijinhos para ti e bom fim de semana

Maganita said...

Creio que faço dessa estatística... E ás vezes oiço á minha volta comentários que me deixam arrepiada, porque a maioria das pessoas não se apercebe que este é um problema transversal na sociedade. E num país que se debate com o problema da baixa de natalidade, não deixa de ser curioso a falta de apoios para os tratamentos de infertilidade.
É o país que temos...
Mas obrigado por trazeres este assunto à ribalta.
Um grande beijinho

Liana said...

Espero que esteja tudo bem.

Beijinhos