Lilypie 1st Birthday Ticker

2007-07-24

Amamentação

Decidi que vou tentar escrever um post todos os dias.
Hoje vou debruçar-me sobre a amamentação.

A minha filha vai nascer num “Hospital Amigo do Bébé”. Quer isto dizer que o hospital tem em práctica uma série de acções com vista ao incentivo da amamentação. Isto é óptimo porque eu sempre pensei em amamentar e sei que ali vou ter apoio e acompanhamento nesse processo que prevejo que não seja fácil, pelo menos, nas primeiras vezes.
Os benefícios do leite materno estão por demais estudados e eu não quero privar a minha filha disso.
Mas se por um lado tenho consciência que amamentar é o melhor para o bébé, não posso deixar de me indignar com toda a pressão que é colocada nas mães sobre este assunto.
Parece que passámos de um extremo ao outro. Se na geração da minha mãe era usual as mães não amamentarem ou amamentarem durante pouco tempo, hoje estamos no fundamentalismo da amamentação. E como todos os fundamentalismo, penso que isso é mau.
Eu estou com 5 meses de gravidez e já não suporto ouvir que tenho que amamentar, que isso é o melhor para o bébé e se agora tenho limitações na alimentação depois ainda vai ser pior, etc, etc. Ora, parece que as pessoas veêm a amamentação não como uma coisa prazeirosa para mãe e filho mas como uma obrigação, custosa, até quase como um castigo.
A pressão é tanta que o medo de falhar é muito. E talvez seja por isso que muitas mulheres têm dificuldade em amamentar os seus filhos.
Eu já decidi que durante os primeiros dias o momento da amamentação vai ser vivido a três e nada mais. Não quero avós, tias, primas ou quem quer que seja por perto até me sentir suficientemente segura.
Tenho chocado algumas pessoas porque digo que não vou ser fundamentalista da amamentação. Que o leite da farmácia também é bom e que foi assim que eu fui criada e cresci saudavel. Sei que choca. Vejo as caras horrorizadas das pessoas que pensam que eu vou ser uma má mãe. Nada disso me interessa. E sinceramente, não é nada disto que penso. Eu apenas quero aliviar a pressão que me estão a colocar em cima. E se para isso for preciso ter uma lata de leite em casa para que eu me sinta mais segura, não tenho problemas em o comprar ainda que seja sempre na esperança de não o usar.
Sei que a parte psicológica tem grande influência em mim. Sei que o sucesso de alcançar tão rapidamente uma gravidez se deveu ao facto de ninguém estar a contar e de ninguém me estar a pressionar nesse sentido. E com a amamentação vai ser assim. Posso chocar amigas, tias, avós, conhecidas ao dizer que não faço questão de amamentar. Se isso as fizer ficar caladas achando que eu sou um caso sem solução, melhor. O objectivo é esse mesmo e vão ver que assim vou amamentar a minha filha em exclusivo durante muito, muito tempo.
As mães não se medem aos palmos e muito menos pela sua produtividade leiteira. Sou uma mulher e não uma vaca e não vou ser menos mãe se não amamentar. Se o conseguir, tanto melhor: Mas, por favor, não me escravizem!

7 comments:

Unknown said...

Olá, sei que esta é uma questão muito controversa, eu própria passei por isso,mas por razões diferentes.Antes mesmo da minha Catarina nascer eu já ficava com as camisas molhadas e cheguei a ficar com os seios gretados mesmo sem amamentar, por isso como foi uma cesariana de urgência e tive de levar anestesia geral, optei por nem sequer pegar na amamentação e nunca aconteceu nada á Nina, Cresceu forte e saudável e até hoje ainda nunca ficou seriamente doente.Por isso não deve ser assim tão mau como dizem. Um beijinho grande. Ana Sofia Vieira.

vida said...

oi!!! experiencia tb n tenho mas penso que é tão relativo, alem do mais compete-te a ti decidir o que fazer quanto ao resto não ligues( por muito que custe)
beijocasss

http://divagandovida.blogs.sapo.pt/

Liana said...

Concordo plenamente contigo.
Porque será que os outros pensam que sabem educar melhor os filhos que nós proprias (embora eu ainda não seja Mãe).

Tu e o Papa é que decidem, mais ninguém.

Dunga said...

Olá. Eu concordo em absoluto contigo, acho que se caiu num exagero! É claro que tenciono amamentar a minha filha até conseguir (as vantagens são muitas!), mas nem sempre as coisas acontecem apenas pq queremos. Para além disso, tb já tenho chocado com algumas pessoas em vários aspectos, pq há pessoas que continuam a achar que, por estar prestes a ser mãe pela 1ª vez, têm que me ensinar tudo (mm que sejam coisas de há 30 anos atrás e que hoje já nao fazem sentido...)!! Enfim, acho q qd a minha filha nascer vou barrar a entrada de minha casa por uns dias, pelo menos até me sentir tranquila e confiante! ;o))

Angel said...

Olha concordo ctg.
Eu ainda amamento ao fim de 5 meses mas logo passadas 3 semanas tive de cortar radicalmente com a amamentação porque apanhei uma mastite mas depois retornei. Aos 3 meses tive de dar suplemento porque o meu leite não alimentava.
Acho que a amamentaçãpo compete a cada um decidir e sinceramente nunca liguei a qualquer tipo de comentários, uma coisa que sempre fiz e ainda hoje faço é amamentar a sós, não gosto de ninguem à volta a dar palpites apenas eu o meu filho e marido.
No hospital onde ele nasceu só consegui amamentar no dia a seguir até lá as enfermeiras deram-lhe o biberon.

Bjs

Unknown said...

por aqui a A. tem 14 meses e mama.

e sinseramente não me sinto preparada para deixar. faço conta de lhe dar até ela ter 2 anos.. mas gosto tanto destes nossos momentos que se ela quiser pode mamar até depois dos 3..

até me imagino a amamentar dois bebés de idades diferentes - e sei que seria uma verdadeira loucura.

mas apesar de ser o mais indicado para os bebés, o mais importante é o que é melhor para a familia. pois se a mãe o fizer contraria, ou se achar doloroso.. não me parece benefico.

mas não foi doloroso. com a A. não custou nada. mas cada bebé é diferente do outro..

aconselho-te a comprar uma pomada de lanolina.

Kelly said...

Bem... acho que fazes bem em ter esses momentos a 3 no início, mas se o bebé for daqueles que não mamam à primeira, podes crer que vais ter montes de stress e de pressão no hospital... porque há certas enfermeiras que não entendem a inexperiência, o medo de falhar, tudo o que se passa numa primeira gravidez (falo por experiência própria). Depois de estares em casa, vais descobrir o teu ritmo e a tua melhor opção. Amamentar deve ser um acto natural entre mãe e filho e não algo forçado porque os livros dizem que tem que ser...
A Kika ainda é amamentada e planeamos fazê-lo só até ao 1 ano, porque me parece estranho depois - não sei porquê, mas é...- incomoda-me ver crianças de 2 e 3 anos ainda a mamar apesar de dizerem que é bom para eles....
Segue o teu instinto e tenta resistir às pressões...
Boa sorte para a gravidez da M.!
Bjs