Lilypie 1st Birthday Ticker

2007-07-24

A reacção dos outros

Já falei um pouco sobre a reacção daqueles que me rodeiam a esta gravidez mas gostava de reflectir um pouco mais sobre este assunto.
Poucas pessoas conseguiram não me surpreender com a sua reacção à minha gravidez. Se uns me surpreenderam muito pela positiva outros houve que tiveram reacções de que eu não estava minimamente à espera.
Comecemos pelas piores reacções. A pior reacção que tive foi, talvez, daquela que eu considerava ser a minha melhor amiga. Eu nunca fui de afincadas amizades mas dava-me muito bem com esta pessoa. Uma pessoa extremamente sensível e que adora crianças. Mas a reacção dela à minha gravidez foi péssima. Limitou-se a dizer que era ainda muito cedo para me dar os Parabéns e nada mais. Hoje, continuamos amigas mas houve um afastamento. E sempre que nos encontramos pouco ou nada pergunta sobre a bébé ou sobre mim. Se estou magoada? Sim, estou, mas eu consigo perceber a reacção dela. Temos a mesma idade. Eu estou casada há 4 anos e vou ter uma bébé. Tenho a vida perfeitamente organizada. Ela tem uma relação que não ata nem desata, sem planos a longo prazo. O emprego também não lhe está a correr bem e sei que tudo isso influenciou. Se vou esquecer? Não. Mas o tempo vai apagar a desilusão que sinto.
Depois houve a reacção de uma pessoa familiar muito próxima. Sei que esta pessoa gosta muito de mim, sempre gostou. No entanto, já quando casei estranhei a reacção dela. Agora com a gravidez foi a mesma coisa. Reagiu friamente como se nada fosse e mesmo quando soube que era uma menina (o sonho que ela não realizou - teve 2 rapazes) não explodiu de alegria como eu esperava. Mas também para isto há uma explicação.
Depois houve pessoas que reagiram com alguma indiferença. Umas eu já esperava, outras esperava mais efusividade mas sei que muitos foram traídos pela surpresa pois eu sempre disse a todos que não queria filhos para já.
E depois houve aquilo que de melhor tem esta gravidez. O aproximar de pessoas que eu nem imaginava que se pudessem importar. Pessoas que me mandam emails a saber como passa a minha bébé, como estou. Que fazem questão de ligar após as consultas e que se emocionam com as imagens das ecografias. E é tão bom, que compensa todas as reacções menos positivas que possam existir.
É com essas pessoas que tenho vontade de partilhar esta gravidez. É a essas que eu vou dar atenção quando forem visitar a minha bébé depois de ela nascer. Os outros? Tenho pena por eles. Porque não partilham desta alegria que invade as nossas vidas e não respiram este momento.
Já cresci muito nestes últimos 5 meses e sei que vou crescer ainda muito mais. Posso ter-me desiludido com alguns mas surpreendi-me positivamente com muitos mais e percebi que a vida cada vez me sorri mais.
Há coisas boas e coisas más. Eu optei por abraçar as boas e esquecer-me das más. Só faz falta quem está e a vida é para ser levada com alegria e sem amarguras. Se não tivessem sido as más reacções, não dava tanto valor às boas. Por isso, aprendi que até nas coisas más há sempre um lado positivo.
Sinto-me bem comigo mesma, sinto-me de bem com o mundo, sinto-me de bem com a vida.

8 comments:

Mariana said...

Costumo dizer que os bons amigos estão lá nos maus momentos, mas é nos bons momentos que avaliamos o verdadeiro nível de amizade!
No ano passado, sofri com uma interrupção de gravidez, por trissomia 13, escusado será dizer que tive o apoio incondicional de alguns amigos... outros afastaram-se... Pouco depois, decidimos mudar de casa! (mantendo a anterior...) e não é que quem eu pensava estar lá de pedra e cal, a festejar a unica coisa boa que se passou em 2006, simplesmente se afastou? Pois aprendi uma lição!
Quem é AMIGO está lá nos MAUS e nos BONS momentos... apoiando todas as nossas decisões, mesmo que aos olhos deles possam ser disparatadas!

Bjs e miminhos
Mariana e Eva

Unknown said...

Tb tenho apreendido muito e há pessoas que nos supreendem muito mas tb nos vão ensinando coisas npvas na vida. Eu costumo dizer que vou aprendendo e ganhando força com os pontapes que vamos levando. Muitas felicidades para ti e para a bebe. Beijocas

Iris said...

Isso mesmo, querida!!! Não valorize as coisas de ruim que essas pessoas possam te passar e sim vivencie tua felicidade!!!!!! Menino, menina???Não importa não é mesmo, vem aí um ser humano que acima de tudo será amado! Eu estou no meu segundo MENINO e diariamente agradeço a DEus por essa felicidade, quanto a sua MENINA.....que venha maravilhosa e com muita saúde que é o mais importante! Seja feliz, é o melhor remédio contra esses sentimentos negativos! BEIJOS linda!

vida said...

oi!! o que importa é quem está contigo!!! e que TU estás feliz!!!! bjsss

Liana said...

Eu estou super feliz por estares gravida do Amor da tua Vida!

Beijos

Angel said...

De facto por vezes ficamos parvos com algumas reacções das pessoas. Eu tb tive uma amiga que qd contei da minha gravidez nem os parabens me deu... enfim... no entanto a gravidez trouxe para perto de mim outras pessoas, vivi momentos unicos na gravidez e não posso esqueçer todo o apoio que algumas pessoas me deram nos momentos mais dificeis, eu o ano passado em março sofri um aborto retido foi dificil mas logo depois felizmente voltei a engravidar.

Bjs

Cristina e Omar said...

Olá, vi o teu blog no babyboom.
Quando vi este post, vi-me na mesma situação de quando eu engravidei.
O meu marido é madeirense e na altura em q soubemos q estava grávida, fomos à Madeira. A minha sogra não disse nada. Lá, foram só os amigos do meu marido q explodiram de alegria. A familia do meu marido, nada disseram. No dia de voltar para Lisboa, perguntei à minha sogra. " você não tá contente? Não queria este neto? É q nem sequer me deu os parabéns".
Ela nada disse. Disse q ía rezar a todos os santinhos (mentalidades retrogadas!!!).
Mas vai em frente. É bom estar grávida. Eu já tenho saudades!

Kelly said...

Concordo contigo - é nas alturas em que mais precisamos que conhecemos na verdade as pessoas e tal como aconteceu com a 1ª obstetra, há males que vêm por bem, e tudo o que se passa deve ser relativizado e utilizado num amadurecimento interno...