Lilypie 1st Birthday Ticker

2007-07-25

Sobre o parto

Começo agora a pensar mais no parto. Não tenho medo porque estou muito confiante que vai ser tudo muito fácil e que vai correr muito bem. Por algum motivo tenho umas ancas largas, não é? Mas é precisamente este meu pensamento que me assusta. E se não for assim fácil, estarei preparada para enfrentar isso?
Tenho duas amigas que foram mães recentemente. Uma passou por um trabalho de parto de 17h e outra de 23h. Quando ouço isto (e chamem-me maluquinha) a minha preocupação é: E será que me dão de comer durante esse tempo? Como é que vou conseguir tratar de uma bébé depois de 23h horas seguidas sem dormir?
Normalmente, a minha preocupação não é com a dor que vou sentir porque acredito que ninguém nos dias de hoje sofra 17h ou 23h sem uma epidural. Portanto, debruço-me sobre questões práticas: comer e dormir, que são funções básicas para qualquer ser humano.
Preocupa-me mais o pós-parto do que o parto propriamente dito. Os pontos, a amamentação, a recuperação...
Ah! E tenho muito medo, sim, de uma cesariana. Nunca fui operada e nunca levei pontos (criança bem comportada que eu fui) e tenho mesmo muito medo que tenha que me submeter a uma cesariana.
Portanto, a 17 semanas e 3 dias da data prevista ainda não me mentalizei que um parto é capaz de ser um bocadinho mais complicado do que rebentarem as águas, chegar ao hospital 1h depois e 10min depois disso ter a minha bébé cá fora. E de quem é a culpa? Da minha mãe, que toda a vida me fez o relato deste parto abençoado que teve. O facto de também sempre a ter ouvido dizer que preferia ter outro filho a ter uma dor de dentes, não é de facto, grande ajuda na mentalização que possa ser um processo doloroso.
Mas talvez seja melhor assim. Vou sem medo, descontraída e se não correr assim tão bem, na altura logo me preocupo. Não vale a pena sofrer por antecipação.

11 comments:

Liana said...

Ai ai, já a pensar nisso?

Vai tudo correr bem :)
Quando tiveres a tua Princesa começas logo a pensar no mano (ou mana).

rita said...

Por antecipação não vale mm a pena sofrer! A cesariana não é um bicho de 7 cabeças, como muita gente pensa e faz pensar! É um procedimento alternativo e seguro. Eu fiz cesariana (tb nunca tinha sido operada, nunca tinha estado com soro) e se tivesse outro filho não me importava q assim fosse novamente. Em certos casos é a melhor opção! A epidural é uma benção, mas há exepçoes! Não vale a pena pensar nisso. Quando chegar a hora, seja o que Deus e os médicos quiserem!

Beijocas
Rita&Tiago

Dunga said...

Olha, a mim ainda me restam cerca de 10 semanas para me mentalizar! Mas sinceramente não ando muito preocupada, tento pensar que se todas as outras mulheres conseguem (e ainda repetem!), eu tb vou conseguir. Quanto ao pós-parto, acredito que possuimos um instinto natural que nos faz lidar com estas situações da melhor forma. Melhor não stressar antes do tempo! ;o)

tixa said...

Não vale a pena sofrer por antecipação...e com a descontração que tens tido tudo vai correr bem como até aqui...vais ver que vai ser como a tua mãe...pelo menos assim desejo.
Bjcs grandes

Angel said...

De facto não vale a pena pensar ja nisso, acreditas que nunca pensei nesse dito momento?
O meu parto nao foi nada facil, alias foi bem complicado e não pelas dores porque isso até já esqueçi. Passei 33horas com contrações até ele nascer, as dores das contrações esqueçi e olha que até na net eu passei a tarde para me distrair :) e durante a noite dormia nos intervalos das contrações, o que me custou e assustou foi o facto de depois de tanto tempo ter de ir para uma cesariana de emergencia. As dores do pós-parto é que foram uma cena... senti-me uma invalida mas passaria novamente por todo o parto dificil que tive! A recompensa é mt grande.

Unknown said...

depois do estou gravido finalemte aqui!!
- porque não arranjas uma doula??

por partes:
- muitas mulheres não têm fome durante o trabalho de parto. se reparares os cães e os gatos no dia em que parem também não comem - e é uma opção deles.
- ainda bem que está confiante. também estava. somos animais preparados _ e a nossa cabeça pode ajudar ou complicar. se estás confiante.. :)
- oiço dizes que o primeiro parte, normalmente é como o primeiro parto da nossa mãe!!
- a mim ajudou-me ler o relato de parto de outras mulheres. podes ler alguns no site da bionasciemto e da humpar.

o meu esta na bionascimento e no meu blog. se o quiseres ler..
vou passando aqui.
bjs

vida said...

vai correr tudo bem!!! não sofras por antecipação!! bjs

http://divagandovida.blogs.sapo.pt/

Alice said...

Já começa a ansiedade ... o melhor é que tens uma ideia positiva do parto ... e quem sabe a facilidade da tua mãe no part não seja coisa hereditária ;)

beijinhos

Sónia e MI said...

:))
pensava muito nisso, tb nunca tinha sido operada, nem levado pontos, nem estado internada. Estive 12 horas em trabalho de parto, mais de metade a sentir as contrações dolorosas que de nada adiantavam a dilatação. Fome,não tive, o soro ajuda a não sentirmos fome, mas sede, isso sim, sede senti e não nos deixam beber água. Molham-nos os lábios, dão-nos uma compressa humida para irmos chupando... aconselho q que o teu marido tenha uma garrafinha fresca escondida :-P

Tive de ir para cesariana e não lamento como vejo tantas outras mãe a lamentarem. Não me senti menos mãe por isso, não me custou muito na recuperação e o pco que custou foi pq estive de passar 12 dias sentada numa poltrona reclinável ao lado da Mi que esteve internada. Só agora 5 meses depois é que me sinto pronta para outra mas foi fácil. Não custa nada.

Não sofras por antecipação, mas tb não faças grandes planos. A experiência a mim ensinou-me que nunca devemos fazer planos, nunca é como pensamos.

Vai correr bem linda!

Kelly said...

E porque te hás-de mentalizar que é um processo doloroso? De todos os partos eu fui muito confiante e feliz para o hospital - e tive partos horríveis!!!!- porque afinal tinha muito tempo para sofrer e para quê sofrer antes do tempo?
Tive da 1º vez um parto de 48 horas (em que só quando atingi os 3/4 dedos de dilatação me aplicaram a epidural - e porque já estava de rastos...), é verdade, e qd chegou a hora da expulsão digamos que não tinha muta força, porque apesar de estra ligada a soro, não tinha comido nada de nada nesse espaço de tempo...
Foi traumatizante? Na altura sim, passado uma semana já tinha esquecido...LOL
Pensa no melhor possível...

JOANA said...

Eu amo muito muito a minha filha... hoje é a minha razão de viver, mas as dores que eu tive no parto ainda não esqueci até hoje!! Quando saí do bloco de partos pensei.... não quero ter mais filhos!! Não levei epidural e por isso foi tudo muito traumatizante. Mas a recompensa final é muito boa e concerteza que contigo vai correr tudo bem. Se houver epidural no hospital onde vais ter o teu bebe não tens porque temer!!!
Beijocas!!!